sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Ciclismo e Suas Modalidades

Já no Século XV, Leonardo da Vinci projetou uma bicicleta mas tal projeto não chegou a ser executado. A primeira bicicleta surgiu em 1818 em Paris e era chamada de cavalinho-de-pau. Por aqui, bikes foram vistas a partir de 1898.
O ciclismo faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição em 1896 e está presente em três modalidades: Estrada, Mountain Bike e Bicicross.
Quando iniciei no mundo do ciclismo eu não entendia praticamente nada e sequer tinha noção de "modalidade". Para mim era só comprar uma bike e sair por aí pedalando. Conforme o tempo foi passando e conhei pessoas diversas do bike mundo, percebi as diferenças entre as pessoas assim como suas bicicletas.
BMX

Tá afim de aprender acrobacia? Procure a galera do BMX! A modalidade começou a crecer em 1970 com corridas e manobras fora das pistas de terra. Geralmente utilizam bicicletas aro 20. Mais do que um esporte, sou daquelas que pensam que BMX é mesmo um estilo de vida.O ponto forte são as manobras (algumas muito arriscadas) que chamam a atenção do público.
Segue um vídeo que explica o significado de BMX melhor do que eu com as palavras.



Cicloturismo

Consiste em deslocar-se de bicicleta de uma cidade a outra, independente da distância. No cicloturismo (que pode durar uma manhã, um dia inteiro ou até anos dependendo de pra onde se quer ir) o que importa é o conforto na bicicleta. Cicloturistas são conhecidos por andarem com as bicicletas carregadas, isso porque em viagens longas levam consigo alimentos, roupas e por vezes até mesmo barraca de acampamento.
Cross Country

A modalidade mais tradicional, são corridas de longa distância onde uma bike com mais marchas, mais leve e com suspensão dianteira ajuda muito!

Down Hill
As provas mais radicais, com descidas íngremes e técnicas, curvas fechadas, terrenos acidentados. Provas de downhill são curtas e de velocidade, ganha quem completar o trajeto em menos tempo. Pode-se dizer que praticantes de downhill investem pesado em suas bikes, não é barato montar uma bicicleta que esteja preparada para movimentos bruscos e altos impactos.


Dual Slalon
O dual slalon é uma competição homem a homem. Os competidores descem em pistas parelelas, onde se colocam bandeiras pelas quais devem-se passar. O ciclista mais lento é eliminado.


Estrada

Aquela, da novela das oito! (brincadeira) Modalidade praticada nos asfalto com bikes super leves (e caras). Sua prática é feita tanto em estradas quanto em circuitos fechados/velódromos. A característica maior das provas de estrada é sua velocidade, daí seus praticantes serem normalmente chamados "speedeiros".

Free Ride

A modalidade da liberdade. Uma mistura das modalidades do mountain bike, onde o que conta mesmo é andar com os amigos, dominar a bike e divertir-se. Pode ser praticado tanto nas ruas, trilhas, montanhas e possuir obstáculos.

________________________________Trial
A modalidade do equilíbrio. O ciclista passa por obstáculos e não pode apoiar o pé no chão. Quem tiver menos faltas ganha.


6 comentários:

Guilherme Vidal disse...

down hill é a mais louca

@Francisquices disse...

Muitooooo legal conhecer um pouco das byker... Tenho um amigo que faz trilhas de byker.


Massa! Parabéns

Tom Coyot disse...

não sei onde me encaixo, uso a bike para simples transporte, pra quem conhece são paulo eu faço distancias como da Zona Norte até o centroda Zona Norte até a Zona Sul, e tem a volta também, uso o metro depois das oito da noite, me chamaram uma vez de pedaleiro...

Anônimo disse...

adoro ciclismo

Millena disse...

As pessoas deveriam ser mais incentivadas a andar de bike por elas mesmas e pelo meio ambiente.

Ingo disse...

Amo Bike
Esportes radicais com elas então é melhor ainda ^^

Postar um comentário